Nova Cartografia Social Da Amazônia

CASO XUKURU NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS


Pela primeira vez, o Estado brasileiro vai ser réu na Corte Interamericana de Direitos Humanos por conta de questão indígena. Trata-se de ação movida pelo povo Xukuru (de PE), responsabilizando o Estado pela morosidade no processo de regularização fundiária e suas consequências. A audiência na Corte acontecerá nos próximos dias 20 e 21/03 na Guatemala.

O processo de regularização do território Xukuru tem sido marcado pela morosidade do Estado brasileiro, o que provocou ao longo dos anos situações de extrema violência, envolvendo morte e criminalização de suas lideranças que, de vítimas, acabaram sendo tratadas como réus.

Importante notar que o caso é exemplar para dar visibilidade ao tom da política indigenista que vem sendo levada a cabo pelo Estado brasileiro.

O Projeto Nova Cartografia Social vem acompanhando o caso de perto e publicou, em 2011, o livro “Plantaram Xicão: Os Xukuru do Ororubá e a criminalização do direito ao território”.

Para conhecer melhor o caso, estão disponíveis, em nosso site, o livro e o fascículo n. 1 da Série Direitos e Identidades.

Para saber mais acesse:

http://www.oas.org/pt/cidh/prensa/notas/2016/053.asp

Artigo anteriorNota do Cimi sobre as declarações do ministro da Justiça Osmar Serraglio Próximo artigoKenyan team in Brazil – March-April 2017 São Luis–MA, Manaus–AM, Belém–PA