Nova Cartografia Social Da Amazônia

Curso do software ArcGIS é realizado no âmbito do Projeto Brasil Central


Entre os dias 08 a 12 de janeiro de 2018, aconteceu na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, em São Luís (MA), o curso de “Introdução às noções de cartografia, Sistema de Posicionamento Global (GPS); Sistema de Informações Geográficas (SIG), e software ArcGIS versão 10.4, promovido no âmbito do Projeto Brasil Central em parceria com o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) e Programa e Pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA).

Foto: Silnério da Silva

Destinado a pesquisadores e agentes sociais dos núcleos do Projeto Brasil Central, o referido curso reuniu pesquisadores de 9 universidades estaduais e federais (Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Universidade Federal do Piau – UFPI, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, Universidade Federal do Pará – UFPA e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESPA).

Foto: Silnério da Silva

O objetivo do curso, ministrado pela Profa. MSc. Mônica Pinto (PNCSA), e assistido pelo Técnico Micael Pimentel (PNCSA) é proporcionar aos agentes sociais e pesquisadores uma formação básica em técnicas de geoprocessamento, tendo em vista, a realização de mapeamentos sociais e outros produtos cartográficos que sirvam como instrumentos nas lutas, reivindicações e gestão territorial de Povos e Comunidades Tradicionais.

Foto: Silnério da Silva

O encerramento do curso ocorreu no prédio de Pós-Graduação do PPGCSPA, com a palestra intitulada “GEOTECNOLOGIAS E A AUTO CARTOGRAFIA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS”, proferida pela ministrante do curso supracitado. A apresentação foi pautada em experiências da auto cartografia realizada por diferentes Comunidades Tradicionais, localizadas em distintas regiões do território brasileiro.

Foto: Silnério da Silva

Artigo anteriorInvitation Au Lancement du Fascicule le 10 Février 2018 - Na Lokono Arowaka Kakuthi Shikwa Khona - Sainte Rose de Lima, Kayeninro Próximo artigoTCU abre caminho para retomada de grandes hidrelétricas na Amazônia