Nova Cartografia Social Da Amazônia

Lançamentos de fascículos e boletins do PNCSA em Roraima


Após dois anos de pesquisas, reuniões, mobilizações, realização de minicursos, oficinas de mapas e retorno aos grupos demandantes das cartografias sociais, se inicia neste ano de 2015 os lançamentos e processo de devolução dos materiais produzidos coletivamente pelas comunidades e a equipe do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia – Núcleo Roraima com apoio do Fundo Amazônia/BNDES.

Durante a Assembleia do Conselho Indígena de Roraima (CIR), em março de 2015, no Lago Caracaranã foi dado pelo coordenador da Região Serra da Lua – Simeão Messias – um informe sobre o processo de construção das cartografias e os resultados produzidos (fascículos, boletins e mapas) e exemplares foram entregue por pesquisadoras do PNCSA para as lideranças das Terras Indígenas (Tis).

O Tuxaua Cesar da TI Tabalascada recebe o fascículo e o boletim

O Tuxaua Cesar da TI Tabalascada recebe o fascículo e o boletim

Plenário da 44ª Assembleia do CIR

Plenário da 44ª Assembleia do CIR

Cleonice (lado direito) da TI Truaru da Serra e representante  regional da Organização das Mulheres Indígenas  de Roraima (OMIR)

Cleonice (lado direito) da TI Truaru da Serra e representante
regional da Organização das Mulheres Indígenas
de Roraima (OMIR)

Foi acordado entre a coordenação do PNCSA Núcleo/RR e as lideranças que a entrega do material da Acácia seria feita nas Assembleias Regionais Indígenas. As coordenações regionais ficaram responsáveis em dialogar com as lideranças das comunidades.

MURUPU: O primeiro lançamento e entrega do boletim e do fascículo ocorreu na Assembleia Regional de Murupu, onde estavam presentes os tuxauas representantes das comunidades de Serra da Moça, de Morcego, de Anzol, Truaru da Serra e Truaru, participantes da cartografia, professoras (es), grupos de jovens, agentes de saúde e pessoas convidadas. A pesquisadora do PNCSA – Nelita Frank – acompanhou o processo de lançamento e entrega dos produtos dessa região, onde se fez presente a professora Nilzimara e Sra Maria Inês, lideranças da TI Malacacheta, a professora Natalina Messias, da região do Surumu e a jornalista Evilene Paixão.

LIDERANÇAS DA REGIÃO MURUPU PRESTIGIAM O LANÇAMENTO DO FASCÍCULO E BOLETIM SOBRE OS IMPACTOS DA ACACIA NAS TI’s DE RORAIMA

Representantes recebem o boletim e fascículo

Representantes recebem o boletim e fascículo

assembleia2

Plenária da Assembleia Regional de Murupu

assembleia-1

Plenária da Assembleia Regional de Murupu

 

O mapeamento social sobre o impacto da Acacia mangium nas TI’s de Roraima foi realizado com a participação de representantes de 15 comunidades em 03 regiões (Serra da Lua, Murupu e Taiano) e 04 municípios (Boa Vista, Cantá, Bomfim e Alto Alegre). O material está sendo recebido com muita receptividade e utilizado como um dos subsídios nas discussões do processo de construção das etapas locais da Conferência Indígena, como uma referência em estudos acadêmicos e instrumento de denuncia dos danos socioambientais.

Na região Serra da Lua o material foi entregue a coordenação, que fará a organização do lançamento e entrega às comunidades.

tuxaua-comunidade-anzol

Tuxaua da comunidade Anzol (a esquerda), Delwekelenson Bezerra e Alexsandro Carlos das Chagas (a direita), tuxaua da comunidade Serra da Moça.

O tuxaua da comunidade Anzol (a esquerda), Delwekelenson Bezerra, falou que foi muito importante participar do processo de construção do mapeamento social porque vai fortalecer a luta pela terra e a organização do grupo para defender os seus direitos. Agora podemos dizer que temos algo na mão para mostrar o que a Acácia está fazendo com a nossa comunidade.

 Alexsandro Carlos das Chagas (a direita), tuxaua da comunidade Serra da Moça, disse que o material é bom porque será usado nas escolas das comunidades e poderá esclarecer sobre os problemas causados pela a Acacia.

 

Representantes das comunidades recebendo os materiais

Representantes das comunidades recebendo os materiais

 

 

 

Por: Nelita Frank, pesquisadora, membro da equipe de pesquisa e edição.
Artigo anteriorQuilombolas do rio Pacajá expõem situações de conflito com a Cikel Verde Madeira e ABC Norte e reiteram sua reivindicação territorial em reunião convocada pela Comissão Nacional de Combate à Violência no campo, em Belém. Próximo artigoEncontro reúne pesquisadores e movimentos sociais do Projeto Cartografia Social dos Babaçuais