Nova Cartografia Social Da Amazônia

Nota de pesar pelo falecimento de Neusa Gonzaga de Santa Pressler (4/10/2017)


Neusa Pressler colaborou na montagem da Exposição “Debulhar Açaí”, na Université de Pau et Pays de l’Adour, França. (Pau, novembro de 2007).

Colegas de Neusa Pressler do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia expressamos profundo sentimento de pesar e tristeza pela sua partida. Ela nos acompanhou em vários encontros, reuniões, palestras, lançamento de livros, exposições e outros trabalhos de pesquisa, o que foi mais assíduo entre 2006 a 2013. Nesse último ano, organizou o lançamento do livro Cartografia dos Afrorreligiosos em Belém-Pará, no auditório da Universidade da Amazônia – UNAMA, instituição onde exerceu atividades profissionais com responsabilidade e reconhecimentos, como igualmente o fez durante os períodos que exerceu a docência na Universidade Federal do Pará.

Com frequência comentava a vida profissional, os interesses e os novos projetos. A publicação do Catálogo da Nova Cartografia indica as contribuições do seu trabalho para com o PNCSA. Ela explicava o relativo distanciamento do PNCSA pelo acumulo de trabalho. A frase escrita em um email indicava sua força: “Essa está sendo minha vida. Ainda lutando!”. (Escrito em 13/08/2013). Preferimos pensar que não desistiu de lutar e contamos com ela, como sempre fez.

Artigo anteriorRuralistas negociam com governo MP para arrendar terras indígenas Próximo artigoCarta de Gardenia Ayres e Davi Pereira sobre Ação de Inconstitucionalidade